terça-feira, 31 de março de 2009

POLÍTICOS, CAFÉ, SEDUÇÃO E PODER: UMA VELHA REFLEXÃO SOBRE UMA NOVA MOÇADA QUE ENTROU NO PODER


Ouvi desde criança que política é coisa séria e sempre acreditei nisso; depois fui crescendo e descobrindo que a política é realmente séria, pois trata de atitudes que mechem com a vida, mais o que não são sérias – são as pessoas que conduz a política. A moçada joga a própria dignidade pelo ralo em função do poder e prometem o mundo, o fundo e a tampa sabendo que não vão poder cumprir. É um crime premeditado, enganam o povo que tem boa fé e esperança de um amanhã menos negro e aí acabam entrando pelo ralo e levando todos juntos.

Política é coisa séria; o que não é sério é o povo que acredita em adesivo, em frases criativas, em slogans sedutores que prometem mudança, falam em nome de Deus – para justificar a veracidade de seus atos, mostram-se sensíveis às causas sociais, abraçam os mais pobres e fazem questão que todos vejam isso. Visitam nossas casas e nos faz nos sentir importantes com isso, e em nosso sofá prometem emprego para nossos filhos, dizem que a cidade precisa urgentemente de alguma ação, comentam os defeitos do adversário que está fazendo a mesma coisa em algum outro ponto da cidade.

Usam pontos críticos como saúde, usufruindo das doenças do povo para seduzir o voto, prometem segurança e usam do medo da dona de casa para mostrar para ela que o tal candidato é a solução para as atrocidades que vem acontecendo, tomam um cafezinho, embora já nem suportem mais tanto café que já beberam no mesmo dia – o povo pobre só tem café para servir. E aí deixam mil promessas e a pessoa que, embora já tenha ouvido o mesmo discurso há algum tempo atrás, insiste em acreditar, pois afinal é melhor acreditar em alguma coisa do que não ter absolutamente nada para acreditar.
E depois...
Eles já não falam mais conosco, não visitam mais as nossas casas, não bebem mais do nosso café, não se lembram do que prometeram a pouco tempo atrás, embora tenham dito que aquilo não era promessa, era compromisso. Todos gostam de dizer isso, é chique e até parece verdadeiro, mais infelizmente eles só falam para seduzir, para te fazer acreditar. O realizar...isso é bobagem. Fica mais barato beber café e prometer tudo de novo daqui a quatro anos.

Política é coisa séria. Sério não sou eu que podia escrever qualquer outra coisa, mais resolvi gastar tempo e espaço com isto.

Abraço Fraterno a todos.

Thiago Mendes

2 comentários:

tirrex disse...

é a mais pura verdade... prometem tudo e não fazem nada!...

Clessy disse...

"Sério não sou eu que podia escrever qualquer outra coisa, mais resolvi gastar tempo e espaço com isto."

Sério n somos nós de a cada 4 anos incistirmos em acreditar coisas q jamais serão verdadeiras e aínda receber-nos em nossas casas e oferecer-les o tal "café".

Recomeço!

Nunca é o fim. A vida que resta, sempre absorve os destroços e dá um jeito de prosseguir. Você já passou por muita coisa e, em todas elas, s...