segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O velho sábio, o jovem aprendiz e o mendigo - leia!


Um abade do mosteiro de Sceta foi procurado por um jovem que queria ser um Soldado da Paz.


“Pelo período de um ano, pague uma moeda a quem lhe pedir”, disse o abade.
Durante doze meses, o rapaz pagava uma moeda sempre que era agredido. No final do ano, voltou ao abade, para saber o próximo passo.
“Vá até a cidade comprar comida para mim”.
Assim que o rapaz saiu, o abade disfarçou-se de mendigo e - tomando um atalho que conhecia - foi até a porta da cidade. Quando o rapaz se aproximou, começou a insultá-lo.
“Que bom!”, comentou o rapaz com o falso mendigo. “Durante um ano fui obrigado a dar esmolas e agora não preciso mais”, disse ele enxotando o mendigo.
Naquela hora o Abade tirou o disfarce. “Você teve um ano para aprender que o caminho da sabedoria é também o caminho da misericórdia. Quem ajuda as outras pessoas pela obrigação de fazer ou pelo interesse do que isso pode gerar não está preparado para ser um Soldado da Paz. O verdadeiro Soldado da Paz ajuda pelo prazer de ver um irmão em situação melhor que ele o encontrou”.

Pense nisso,

Thiago Mendes

3 comentários:

Unknown disse...

“O caminho da sabedoria é também o caminho da misericórdia"

Bom seria se todos entendessem o significado essa frase!!!

Parabens...
O texto está lindo!!!

Anônimo disse...

mas seria bom se as pessoas fizessem as coisas,não só como uma obrigação...

e fazer mais as coisas com bom coração,ai seria melhor.

o texto ficou muito bonito!

Anônimo disse...

Como seria maravilhoso o mundo se todos soubessem o que significa misericórdia... se colocassem em prática constante o mandamento do Senhor que nos diz "amai o próximo como a ti mesmo", e fizessem o bem sem esperar algo em troca... Lindo texto!!!

Recomeço!

Nunca é o fim. A vida que resta, sempre absorve os destroços e dá um jeito de prosseguir. Você já passou por muita coisa e, em todas elas, s...