segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O velho sábio, o jovem aprendiz e o mendigo - leia!


Um abade do mosteiro de Sceta foi procurado por um jovem que queria ser um Soldado da Paz.


“Pelo período de um ano, pague uma moeda a quem lhe pedir”, disse o abade.
Durante doze meses, o rapaz pagava uma moeda sempre que era agredido. No final do ano, voltou ao abade, para saber o próximo passo.
“Vá até a cidade comprar comida para mim”.
Assim que o rapaz saiu, o abade disfarçou-se de mendigo e - tomando um atalho que conhecia - foi até a porta da cidade. Quando o rapaz se aproximou, começou a insultá-lo.
“Que bom!”, comentou o rapaz com o falso mendigo. “Durante um ano fui obrigado a dar esmolas e agora não preciso mais”, disse ele enxotando o mendigo.
Naquela hora o Abade tirou o disfarce. “Você teve um ano para aprender que o caminho da sabedoria é também o caminho da misericórdia. Quem ajuda as outras pessoas pela obrigação de fazer ou pelo interesse do que isso pode gerar não está preparado para ser um Soldado da Paz. O verdadeiro Soldado da Paz ajuda pelo prazer de ver um irmão em situação melhor que ele o encontrou”.

Pense nisso,

Thiago Mendes

3 comentários:

Juliana disse...

“O caminho da sabedoria é também o caminho da misericórdia"

Bom seria se todos entendessem o significado essa frase!!!

Parabens...
O texto está lindo!!!

Anônimo disse...

mas seria bom se as pessoas fizessem as coisas,não só como uma obrigação...

e fazer mais as coisas com bom coração,ai seria melhor.

o texto ficou muito bonito!

Jocianne disse...

Como seria maravilhoso o mundo se todos soubessem o que significa misericórdia... se colocassem em prática constante o mandamento do Senhor que nos diz "amai o próximo como a ti mesmo", e fizessem o bem sem esperar algo em troca... Lindo texto!!!

Daqui pra frente!

Vai com fé que dá. Você já tem muita luz, são se ofusque. Não se acanhe com olhares de reprovação. Não se abale com comentários negativ...