segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Razão ou coração: quem deve falar mais alto?


Temos dois tipos de pessoas: aqueles que são guiados pela razão e outros que preferem ser gerenciados pelo coração. Eu digo que precisamos ser racionalmente emocionais, ou seja: há momentos em que a melhor coisa a fazer é usar a razão mais fria, gélida e aparentemente egoísta que se possa usar. Em alguns outros momentos, precisamos deixar o coração falar mais alto, se emocionar, exagerar nas atitudes e se entregar sem medo de tal entrega.

Quando vivemos no gelado mundo das lógicas e dos cálculos sem surpresas, onde os resultados são todos matematicamente esperados, corremos o risco de nos transformar em pessoas calculistas, frias, egoístas e que só agem em função de algum interesse matematicamente lucrativo para mim.

Por outro lado, se vivemos entregues ao mundo das emoções, corremos o sério risco de nos transformar em marionetes do acaso e das circunstancias, nos entregando, nos dando e nos envolvendo demais com coisas de na maioria das vezes não é de nossa responsabilidade.

Jesus, resumiu dizendo: “Sejam simples como pombas e prudentes como as serpentes”.

Emocionalmente calculista,

Thiago Mendes

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal seu blog

Anônimo disse...

É difícil não ser pura emoção...Estava anciosa pra comentar esse texto...falou muito comigo, será um exercício diário...Obrigada,pelas sábias palavras...parabéns, irmão...

Recomeço!

Nunca é o fim. A vida que resta, sempre absorve os destroços e dá um jeito de prosseguir. Você já passou por muita coisa e, em todas elas, s...